Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

- Dias Especiais de Janis -

1964

Janis Joplin e Jorma Kaukonen "The Typewriter Tape" : Os Fatos

Por David McGee




Vários anos atrás, um álbum bootleg veio a tona com Janis Joplin e o guitarrista Jorma Kaukonen da banda Jefferson Airplane apresentando cinco números veneráveis ​​- "Trouble In Mind", "Long Black Train", "Kansas City Blues", "Hesitation Blues", "Down and Out"- e um original de Joplin intitulado "Daddy, Daddy, Daddy".

Esses são os fatos.. Então veio a mitologia: que as gravações foram feitas em 25 de junho ou 30 de junho de 1964, na casa da mãe de Jorma (localização nunca especificado), e o som de batidas constantes proveniente de uma máquina de escrever no quarto era na verdade a esposa de Jorma, Margareta usando a máquina como um instrumento de percussão. Ainda outros alegaram que Margareta estava simplesmente digitando uma carta a seus pais, que estavam na Suécia. Quanto ao porquê de essas gravações terem sido feitas, ninguém se aventurou a explicar, na medida em que temos sido capazes de determinar. Mas The Typewriter Tape, com esta sessão Janis-Jorma veio a ser conhecido, e é um documento poderoso: o canto de Janis é mais crua e ardente do que qualquer outra gravação que ela já produziu em suas gravações comerciais, e também é verdadeiramente impressionante o trabalho de guitarra de Jorma, é tão soulful e terroso que você não precisa nem de vocais da Janis "powerhouse" sendo transferidas para o seu núcleo por ele.

Em um esforço para corrigir o registro de The Tape Typewriter , eu chequei com Jorma via e-mail e pedi mais algumas perguntas pertinentes. Embora sob o clima um pouco depois de voltar de uma turnê, ele respondeu de imediato e pensativo. Estes, então, são os fatos, cortesia a única testemunha sobrevivente da sessão.


David McGee

Listei vários sites, ambos marca, 25 de junho e 30 de junho de 1964 como a data de gravação. Você tem alguma lembrança do que é correto, se quer são?
Jorma Kaukonen
Eu seria duramente pressionado para dar-lhe o dia exato, mas o final de junho soa bem. Eu sei que foi 1964.
David McGee
Foram essas gravações de fato feitas na casa de sua mãe? Se sim, onde ela estava localizada? Se não, você se lembra de onde foram feitas as gravações?
Jorma Kaukonen
Não foi gravado na casa da minha mãe. Eles não tinham voltado para a Califórnia ainda. Papai ainda foi enviado para a embaixada americana na Suécia. Foi gravado em uma casa de minha ex-mulher (que descanse em paz) e eu que alugamos em Santa Clara, Califórnia. Foi na Fremont Street, não muito longe da Universidade de Santa Clara, onde eu estava indo para a escola no momento.
David McGee
Foi sua esposa, de fato, que estava escrevendo uma carta, ou sua mãe, outra pessoa, e se foi Margareta ela estava realmente usando a máquina de escrever como um instrumento de percussão?
Jorma Kaukonen
Foi, de fato, Margareta estava escrevendo uma carta para casa dos pais na Suécia. Acho que o pensamento (que eu já tinha ouvido antes) que a máquina de escrever era um instrumento de percussão algo incabível, considerando a evidente falta de ritmo observável.
David McGee
Qual foi o motivo de você e Janis estarem fazendo as gravações, em primeiro lugar?
Jorma Kaukonen
Janis e eu estávamos ensaiando para uma apresentação em San Francisco, na Coffee Gallery no Grant Street.Estamos falando Beatniks aqui....a coisa Hippie não tinha acontecido ainda.
David McGee
Você concorda que o canto de Janis em "The Typewriter Tape" é tão deslumbrante e emocionalmente lancinante quanto parece para mim? (Eu não vou perguntar se você concorda com a minha avaliação do seu acompanhamento da guitarra, mas sinta-se livre para comentar.)
Jorma Kaukonen
Eu concordo, David. Janis estava no seu melhor. Quanto a mim, sem ser demasiado egoísta, quando ouço fitas daqueles dias, eu digo: "Eu era muito bom, para um guitarrista jovem de Washington, DC"
Eu preciso editar um pouco aqui. Eu comecei a conhecer a irmã de Janis Laura ao longo dos anos. Laura me disse que Janis tentou constantemente re-inventar a si mesma. Eu só realmente conhecia os seus dias de folk / Blues, francamente, que é o minha fase favorita  da Janis.
Obrigado por se interessar, David. Como dizem na canção, "não foi uma vez?" 
Post-scriptum final: Ralph J. Gleason tinha algo a ver com este show ... Eu não me lembro o quê. Eu me lembro que ele revisou esse show, e Janis e eu gostamos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário